Destaque

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lançamento da obra NETWORKING de Sandra Mateus - Luanda 24/04


“Não basta conhecer alguém, é preciso ser competente”

No dia 24 de Abril de 2018 (3ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO  CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), será lançada a obra NETWORKING da autoria de SANDRA MATEUS
         

SOBRE A OBRA
NETWORKING, segundo Esmeraldo Baptista, que fez o Prefácio da obra, “reflecte a máxima de que, na era da internet,  para ter sucesso profissional, tudo está “à mão de semear”.  Trata-se de um estudo elementar, facilmente acessível/entendido e, ao mesmo tempo, complexo o suficiente para nos fazer repensar o status quo da realidade  profissional. NETWORKING desafia-nos a usar, ou melhor, a repensar o paradigma de relacionamento com as pessoas com quem interagimos.  A autora encara a vida profissional como um constante exercício de superação pessoal, de auto-descoberta e desenvolvimento de valências escondidas, recalcadas ou apenas desconhecidas.

A obra vem provocar as nossas ideias pré-concebidas sobre se o capitalismo tem necessariamente de ser “sem escrúpulos” e se, em vez de olharmos para “o que  posso tirar de um contacto ou instituição, podemos passar a questionar “como é que eu posso servir”.

A obra é uma mais valia indispensável para qualquer profissional em qualquer ramo de actividade, em especial para aqueles que lideram ou querem vir a liderar pessoas. É uma semente que quem plantar,  a seu tempo, colherá frutos”.

Segundo a Autora, “Ao longo da obra, procurámos clarificar que esta poderosa ferramenta tem início na preparação do próprio profissional, sendo que, para se criar uma networking ético e funcional, é necessário que o profissional invista primeiro em si, buscando conhecimentos suficientes sobre  a actividade e o negócio que se propuser realizar. Esta rede de contactos opera, necessariamente, nos dois sentidos: para suprir necessidades, e para que o profissional possa receber reconhecimento e possíveis indicações. O profissional deve, assim, reunir competências, como flexibilidade, resiliência, criatividade e domínio da comunicação interpessoal. O networking pode ser interessante quando, ao invés de pedirmos pequenas ajudas, formos convidados a trabalhar em projectos por sermos detentores de competências específicas para criar, desenvolver e obter resultados eficazes”. 

SOBRE A AUTORA

Sandra Clemente Mateus, nasceu em Luanda. É mestranda em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade Agostinho Neto, pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo IMETRO – Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola e licenciada em Ciências da Comunicação-Cinema/TV pelo mesmo instituto.

Em Junho de 2016, lançou, em Lisboa, a sua primeira obra, intitulada “Função do Som no Cinema – Análise do Filme “The Artist”, publicada em Luanda em Julho do mesmo ano.

Actualmente, é docente no IMETRO, formadora de Oratória e técnicas de Expressão Oral em Público no IFAL – Instituto de Formação da Administração, consultora independente de Marketing pessoal e supervisora numa das maiores empresas de telecomunicações de Angola.

Concentra o seu interesse em temas relacionados com a arte, ensino e gestão estratégica de pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário