Destaque

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Passe pela Biblioteca “O Legado das Ordens do Templo e de Cristo em Portugal”, diversos autores


Por Lurdes Gil

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. “O Legado das Ordens do Templo e de Cristo em Portugal”, com comunicações de catorze autores, é a sugestão apresentada esta semana por Lurdes Gil, da Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

De Março a Maio de 2008, tiveram lugar os Encontros das Ordens do Templo e de Cristo, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, por iniciativa da então Delegação Portuguesa de Templespaña, entretanto extinta, em parceria com o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha no seguimento do lançamento da obra Codex Templi no Scriptorium do Convento de Cristo em Tomar, em 13 de outubro de 2007.

Esta iniciativa pretendeu ser um contributo para a divulgação do Legado das Ordens do Templo e de Cristo nas múltiplas vertentes, espiritual, simbólica, iconográfica, lugares e património construído.

Pinharanda Gomes, Margarida Alçada, Pedro Teixeira da Mota, António Telmo, Ana Paula Figueiredo, Ernesto Nazaré Alves Jana, Bernardo Motta, Nuno Villamariz Oliveira, José Manuel Capelo, António Andrade, José Medeiros, Álvaro Barbosa, Abdul Cadre e António Maria Balcão Vicente, são os autores das excelentes comunicações que se apresentam nesta obra.

“A Ordem do Templo e os seus cavaleiros tinham nas terras que hoje habitamos um papel determinante. A luta faz-se contra a incursão e expansão muçulmana na Península e em contra-ataque, através das cruzadas no Oriente, em sucessivos avanços e recuos, atingindo o seu auge nas fronteiras junto do rio Tejo.

Estabilizadas, pela reconquista, as fronteiras do território vem a ocorrer, no ano de 1312, o fim da Ordem do Templo. A Ordem de Cristo será a continuadora do projeto da Expansão Marítima, graças à ímpar ação política do rei D. Dinis.

Com a publicação da presente obra damos a conhecer os trabalhos que foram desenvolvidos pelos investigadores no «Encontro das Ordens do Templo e de Cristo» e, certamente, contribuímos para um melhor entendimento da realidade templária no nosso território”.

Fernando Santos Freire
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha
In Prefácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis