Destaque

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Lançamento da obra de Poesia PRIMOGÉNITA PAIXÃO de Tau Lunga Mana


A apresentação será feita pelo escritor, LUCIANO CANHANGA
No dia 25 do corrente mês (4ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO  CULTURAL PORTUGUÊS (AV. de Portugal nº 50),  será lançada a obra de poesia PRIMOGÉNTIA PAIXÃO da autoria de TAU LUNGA MANA, editada pela Editora ACÁCIAS.  A apresentação  ocorre no âmbito da parceria entre o Camões/Centro Cultural Português e o Movimento Literário Lev’Arte.     

SOBRE A OBRA 

PRIMOGÉNTIA PAIXÃO reúne perto de uma centena de poemas do  Poeta TAU LUNGA MANA, divididos em quatro capítulos. No primeiro capítulo, com o título “Amor”, o autor exalta o sentimento de amor, em  concreto, tendo como fonte de inspiração a mulher concreta, objecto de amor, mas também  não esquece o  amor maternal.  

Neste capítulo inclui  o poema que dá nome à obra “Primogénita Paixão”, no qual confessa “(…) Amor  de ser poeta/Louco do coração/Acho que é minha praia/ser um fingidor/Que ama em silêncio/Desabafa sem razão (…)”. No segundo capítulo, com o título “Solidão”, desabafa sentimentos de dor e descontentamento, decepção e desilusão de amor  “(…) Ai! Dói-me o coração/Por tanto vaguear em noites frias/Procurando fogo que me aqueça e luz que ilumine/Meu mundo que tanto carece de esmola/Minha alegria (…)”. 

No terceiro capítulo, com o título “Esperança”, transmite uma energia positiva relativamente ao mundo, às pessoas e sentimentos que as unem “(…) Ser feliz/É conquistar amizade vencendo solidão/Suprir aquele que deseja remédio de cura/Unir corações desabrigados, despedaçados (…)”.  Finalmente no quarto capítulo “Identidade”, exalta a poesia,  como forma  maior de criatividade humana “(…) A poesia é a manifestação humana/De forma criativa/Algo que se desata/Ilha habitada por palavras ridículas/ Palavras que cativam/Oriundas da alma do poeta (…)”.

Segundo o Padre Rui José Cariata Macongo, que fez o Prefácio da obra,   (…) Temos aqui um poeta e pesquisador com pseudónimo Tau Lunga Mana, com a sua obra de estreia “Primogénita Paixão …o autor convida para uma viagem romântica , cujos temas apontam para uma filosofia de vida numa perspectiva histórica de tempo, analisando as coisas do mundo exterior como reproduções mentais do seu íntimo (…)”.

SOBRE O AUTOR

Domingos Tau Rodrigues, pseudónimo Tau Lunga Mana, mais conhecido por Mister Tau, nasceu em Luanda, na década de 90. 

Em 2011, concluiu a sua formação média profissional em Contabilidade e Gestão, no Instituto Médio Politécnico da Lunda-Sul, área de de Administração e Serviços, tendo sido distinguido como Estudante de Mérito do mesmo curso. 
É membro fundador da Associação de Estudantes do mesmo Instituto. Licenciado em Administração e Gestão pela Escola Superior Politécnica da Lunda-Sul afecta à Universidade Lueji A N´konde, quarta região académica.

Em 2010, foi vencedor do concurso «segunda e terceira edição da Olimpíada Interna de Matemática», promovido pela Associação de Estudantes do Instituto Médio Politécnico da Lunda-Sul (AEIMPLS) e, em 2011, da primeira edição da «Olimpíada Provincial de Matemática», promovida pela União Nacional dos Estudantes Angolanos na Lunda-Sul (UNE-Angola).  

Foi professor de Matemática e Física no Colégio Agmar David de Saurimo, em 2009. Desde 2012, é professor de Matemática e Organização e Gestão Empresarial, no Instituto Médio Politécnico da Lunda-Sul. 

Actualmente, exerce também as funções de professor na Escola Superior Politécnica da Lunda-Sul, Unidade Orgânica da Universidade Lueji A N´Konde, leccionandfo as disciplinas de Matemática Aplicada à Administração e Matemática Financeira. Exerce também as funções de Chefe de Secção de Contabilidade da Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas da Lunda-Sul. Coordenador da Comissão de Jovens Salesianos de Dom Bosco e membro responsável da subcomissão de leitores e monitores da Comissão Arquidiocesana de Liturgia da Arquidiocese de Saurimo. 

Poeta e Escritor, membro e 1º vogal do Núcleo Lev´Arte da Lunda-Sul, filial do Movimento Lev´Arte Angola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis