Destaque

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mackenzie participa do 2º Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica


Evento celebrará 70 anos do Estado de Israel e reúne arqueólogos, pesquisadores e antropólogos de Israel, Estados Unidos e Brasil

Ocorrerá de 15 a 18 de novembro o 2o. Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, em Engenheiro Coelho (SP). A pesquisadora e professora de Antropologia e Ciência da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lidice Meyer Pinto Ribeiro, apresentará uma palestra sobre “O que a antropologia e a arqueologia têm a dizer sobre os espaços sagrados de Israel”. Para participar do congresso que promove um espaço para divulgação de descobertas arqueológicas ainda não publicadas, basta entrar no site do evento congressoarqueologia.com.

De acordo com a antropóloga, a sociedade brasileira tem neste evento uma grande oportunidade de conhecer mais sobre as origens do cristianismo, isso tudo aberto a um público que inclui não só pesquisadores como interessados na área, de diversos níveis acadêmicos. “Da mesma forma, muito de nossas origens antropológicas é desvendado através destas pesquisas, pois tendo o ser humano se originado na África Centro-Oriental, muitos dos costumes e questões sociais desta região no passado ainda são presentes em uma quase totalidade da humanidade”, explica Lidice.

A pesquisadora adianta que abordará em seu painel questões que norteiam a humanidade, que independente de sua cultura, buscam por locais sagrados, lugares de reconexão com divindades, no qual o homem pode buscar refúgio, fortaleza espiritual e emocional. 

“Estes lugares nem sempre são fechados, muitos são sagrados e constituídos em ambientes naturais, podendo ser coletivos ou individuais. A cada nova descoberta arqueológica abre-se uma compreensão maior sobre como os antigos povos do oriente médio viam seus espaços sagrados e como agiam perante eles. Observando e compreendendo o homem dos tempos passados, podemos entender melhor nossas atitudes e expectativas para com o sagrado hoje”.

A próxima edição do congresso, em novembro de 2019, será na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, que vem se destacando cada vez mais como um polo de pesquisas do protestantismo perante a academia científica nacional e internacional. Tendo em vista que a cidade oferece mais opções e facilidade de acesso, a localidade permitirá uma amplitude maior na divulgação e participação. 

“A expectativa é que dobre o número de participantes no Mackenzie, que, além de proporcionar uma ótima oportunidade para alunos, professores e funcionários, por um valor diferenciado, abrirá suas portas para um público de pesquisadores e interessados de todo o Brasil e exterior”, ressalta a especialista.
O Congresso contará também com palestrantes da Universidade Hebraica (Israel), do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o evento

O Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica é o principal encontro cientifico desta modalidade na América do Sul. Surgiu em 2017, com a participação de congressistas brasileiros e de outros países sul-americanos. O encontro vem sendo realizado pelo Instituto Moriah Center, Universidade Hebraica de Jerusalém e Unasp, com apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo e Embaixada de Israel no Brasil.

Serviço:
Endereço: Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n
Lagoa Bonita - engenheiro Coelho - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis