Destaque

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Os Wilson - Mário e Joseph


Já quase em fim de carreira, ainda apanhei Mário Wilson a jogar na Académica de Coimbra. Uma equipa de estudantes onde pontificavam excelentes valores. Nos tempos em que a “briosa” era temida pelos grandes, sobretudo quando atuava no Calhabé.

Os tempos passaram e Mário Wilson (já falecido, sublinho) enveredou pela carreira de treinador. Em 1966, com a própria Académica, uma digressão por Angola em agosto de 1966. Um dos jogos ante a Seleção do Bié, jogo esse que terminou com a vitória da Académica por 1-0 com golo do estreante Serafim que se tinha transferido do Porto, creio eu. Porque não aconteceram as tais  favas contadas como a Académica previa, um jogo muito complicado e eu, árbitro do encontro, acabei por expulsar o lateral-direito Bernardo, ex-Benfica. 

Mais tarde, na ilha Terceira, dou com Mário Wilson à frente dos Belenenses que disputou dois jogos com o Lusitânia para a Taça de Portugal. No Clube de Futebol “Os Belenenses”,  jogava o meu amigo Eduardo Laurindo que, naquele jogo com a Académica em Silva Porto, “pintou a manta” com a defesa dos estudantes. E não foi por mero acaso que Mário Wilson, um ano volvido, o trouxe para o clube de Belém.

Ainda com Mário Wilson, assisti ao seu lado no Estádio da Luz  ao jogo entre o Benfica e o Liverpool para a antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus. O Benfica perdeu por 4-1 numa noite de grande dilúvio em Lisboa. 

Mais um Wilson, primo do Mário. O Dr.Joseph Wilson que, durante muito tempo, foi psicólogo da seleção portuguesa de futebol e que, no que concerne a cursos de treinadores da FPF, esteve ligado ao seu Gabinete Técnico. Foi ele o diretor do primeiro curso de treinadores de futebol que se realizou nos Açores, concretamente na cidade de Angra do Heroísmo e proporcionado pela Direção Regional de Educação Física e Desporto (Diretor Eduardo Monteiro) de colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol. O Dr. Joseph Wilson sempre foi um bom amigo.

Quanto ao Mário Wilson, pelo homem que sempre foi, prenhe de lisura na sua profissão, que Deus o tenha colocado no lugar que bem mereceu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis